quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Tecnologia copiada do cinema

Olá meus queridos! Nesta bela tarde de sol, estou aqui escrevendo uma interessante reportagem que encontrei na internet que fala como os filmes, principalmente os de ficção científica permitiram que fossem criados aparelhos,tecnologias,softwares de IA (inteligência artificial) e muito mais.

Começando desde os primórdios do cinema em 1885 com os irmãos Lummiere filmando a “chegada de um trem a a estação”, histórias começaram a ser contadas de uma forma única. A partir daí, criou-se uma indústria multibilionária que vem retratando realidades, ficções e, por que não, tem previsto até o futuro.

Abaixo alguns filmes que encaminharam novas tecnologias:

Star Wars (1977) Uma nova Esperança – As influencias do filme chegaram até os dias de hoje, mais de 30 anos depois. Recentemente a NASA mandou um robô para a Estação Espacial Internacional que ganhou o apelido carinhoso de R2. Isso porque o robô humanóide faz as mesmas funções que o robô R2D2 retratado no filme. Assim como em Exterminador do Futuro (1984) e 2001 – Uma Odisséia no Espaço (1968), ambos mostrando como seria a interação entre robôs e humanos?



Em De Volta para o Futuro II (1989) a história se repete. Steven Spielberg fez previsões que atualmente já fazem parte do nosso cotidiano como a videoconferência, combustíveis alternativos, videogames que captam movimentos do corpo, filmes 3D, tablets e computadores de mão, televisões widescreen penduradas na parede e múltiplos canais na mesma tela. Isso sem falar nas tendências de consumo que o diretor já havia previsto como adolescentes consumidos por seus aparelhos eletrônicos e os CDs sendo descartados por falta de uso.



AI – Inteligência Artificial (2001) - Atualmente empresas americanas também começaram a viabilizar o projeto Big Dog, que mistura robótica e inteligência artificial.

O sistema controlado por gestos das mãos, retratado no filme Minority Report (2002), saiu das telas para a vida real. Uma empresa que nasceu dentro do Media Lab do MIT (Instituto de Tecnologia de Massachussetes) apresentou a tecnologia na qual pessoas podiam arrastar objetos e manipualr imagens virtuais sem tocar em nenhuma superfície, exatamente como Tom Cruise fazia no filme.



Robocop (1987), o policial do futuro, que inspirou a criação de um exoesqueleto, ou uma armadura mecânica, que vem sendo testada pelos militares americanos.

o filme A Ilha (2005) contava a história de uma ilha onde todos os habitantes eram clones que serviam apenas para doar órgãos e tecidos para outros seres humanos. Não chegamos nesse estágio – será que um dia o atingiremos?

Matrix (1999) tem se revelado na atualidade. O conceito de realidade alternativa dentro da nossa própria realidade é o que muitos têm vivido com as redes sociais e o mundo virtual que nos rodeia.



* POST GRANDE NÉ!? pois é e existem muitos outros filmes que mostram essa evolução tecnológica por isso a frase:

“A vida imita a arte” O importante agora é saber até onde a realidade vai e a ficção fica.

Referências: UOL Tecnologia/Digital News/ Stephanie Kohn/ Sexta-feira, 12 de novembro de 2010 às 11h30

*O conteúdo retirado serve apenas de informação e divulgação, todos os direitos reservados a UOL e suas parceiras

Nenhum comentário:

Postar um comentário