quarta-feira, 8 de dezembro de 2010

Layne Staley, que falta você faz.


Layne foi o vocalista e co-letrista da banda grunge metal, Alice in Chains(minha banda favorita), conhecido por sua voz potente e comovente, ele era viciado em heroína na década de 90, o que acabou destruindo sua carreira e consequentemente sua vida.

Nasceu em Kirkland no dia 22 de agosto, filho de pais divorciados desde os 8 anos de idade.No colégio era muito tímido e pouco se comunicava com os outros,sendo vítima de piada dos colegas de sala.Aos 12 anos tocava bateria, mas tinha o desejo de cantar que foi conquistado com sua primeira banda “Sleze”. Até conheçer Jerry Cantrell e sua banda “Diamond Lie” futura Alice in Chains.Layne era muito dedicado a carreira com voz extremamente marcante e possuidor de uma presença de palco raramente vista. Contudo o vício em heroína que ele mesmo repudiava, atrapalhou seus planos e os da banda, o levando a morte no dia 5 de abril de 2002 em Seattle.

Jerry Cantrell seu parceiro de banda e a banda Pearl Jam prestaram homanagens a Layne.



Curiosidades e Legado:

- As canções “sickman” , “Dirt” , “Angry Chair” , “Grind” e muitas outras em que fala do nojo por si mesmo, estando morto por dentro, seguindo um caminho sem volta.

- A sua morte (5 de abril) foi no mesmo dia que Kurt Cobain do Nirvana também morreu.

- A banda Staind fez uma canção dedicada a Layne, com o nome do mesmo

- Livros biográficos: Layne Staley: Angry Chair e o recente Layne Staley: Get Born Again , da autora Adriana Rubio

- O roterista Eric Moyer pretende transformar seu ultimo livro em filme até tem o ator selecionado para o papel de Layne (Lathan McKay)

- Staley foi classificado na 27ª posição da lista dos “100 Melhores Vocalistas de Heavy Metal de Todos os Tempos” da revista Hit Parader

- A mãe de Staley, Nancy McCallum, e Jamie Richards, um conselheiro de drogas e álcool, formaram o Layne Staley Fund, uma organização sem fins lucrativos que angaria fundos para tratamento de dependentes de drogas e trabalha com a comunidade musical de Seattle.

Para os leitores desse post proponho um minuto de reflexão em homenagem a este grande vocalista que foi sucumbido pelas drogas, mas que não fique essa imagem e sim sua voz marcante e cheia de paixão pelo grunge.

Abaixo um video de um show do Alice in Chains no Rio de Janeiro em 1993:




Nenhum comentário:

Postar um comentário