quinta-feira, 23 de dezembro de 2010

O Progressivo - Realmente progrediu?

Eis algo que não tem meio termo... ou você gosta, ou você odeia; ao menos, é assim que muitos pensam.

Ultimamente, o Progressivo tem se popularizado com o "prog. metal", como o Dream Theater... mas isso está longe das raízes do progressivo. Tantas bandas ÓTIMAS como Genesis, Yes e até mesmo o Rush antigo, são muito boas de se ouvir, porém, ultimamente, o progressivo tem se tornado mais "difícil" e "elaborado" do que musical.

Não há duvida de que os musicos que tocam isso são altamente capacitados, porém falta aquela energia que o bom e velho rock'n roll pode nos trazer.

Não estou aqui para discutir gostos, porém, será que o progressivo PROGREDIU musicalmente falando? Ou só aumentou o nivel de dificuldade?

Eu, por algumas experiencias, acabei achando Rush um saco... ao ouvir musicas mais recentes, notei que elas eram um pouco "exageradas" e não eram tão "cruas" quanto o Hard Rock. Mas várias do primeiro album eram obras de arte a serem admiradas! Então venho aqui destacar essa questão, até que ponto elaborar uma musica é sinal de progressão, e a partir de que ponto, essa "dificuldade" passa a ser uma mostra de arrogancia?

Deixarei essa questão em aberto, para que as pessoas conheçam melhor o progressivo, desde suas raízes, até o som atual, e consigam ter uma visão ampla das coisas.



Ta ai um videozinho de uma musica do Genesis pra iniciar a busca de vocês!

Nenhum comentário:

Postar um comentário