quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

Internet é Democracia

"Defendam a internet. Ela não pode ser controlada por governos ou grandes corporações. A internet é do povo." frase proferida pelo ex presidente dos EUA, Al Gore. Num evento de tecnologia e entretenimento no Campus Party em São Paulo.

Al Gore quis manifestar nesta frase, que a internet é uma das fontes de democracia, enfatizando que ela deve permanecer neutra. O desejo de grandes empresas globais é priorizar o conteúdo de acordo com a vontade do usuário. O problema é que isso é uma forma de manipulação.

Há tempos vemos isso, um grande exemplo seria o Google, um dos maiores senão o maior portal de referência para os usuários, tendo variados adjacentes seja em consultas, emails, comunicadores instantâneos, divulgação de material audiovisual (youtube) , além de diversas redes sociais.

Outra forma de controle é do bloqueio da rede por companhias telefônicas, ou acesso a internet como forma de proteger a rede e evitar o consumo da banda.

Pois é somos "controlados" e muitas vezes não percebemos isso. Especialistas indicam que todo conteúdo e navegação deve ser tratado da mesma forma, sem privilégios ou proibições e sem interferência.

Um dos criadores da rede, Tim Berners-Lee também disse o que pensa sobre o assunto "Quando alguém tentar impedir que vocês acessem um conteúdo, protestem. Em paz, mas protestem."

Há diferentes maneiras de se fazer um protesto, por meio das redes sociais é um caminho, assim como reclamar com a companhia telefônica que bloqueia o acesso. São as chamadas revoluções silenciosas, que fazem a diferença la na frente, ou como diz Berners, "elas ganham as ruas"

Temos de tudo na internet desde o melhor e mais sublime, até exatamente o oposto, que pode ser encarado como a outra face do ser humano.

Informações retiradas da folha.com : http://www1.folha.uol.com.br/tec/862283-internet-e-democracia-e-nao-pode-ser-controlada-diz-al-gore.shtml


Nenhum comentário:

Postar um comentário