sábado, 8 de janeiro de 2011

Games Antigos - Amados ou Odiados (parte 1)

Após um longo tempo de preparação para este post, aqui está ele...
Hoje falarei sobre jogos que talvez não sejam tão classicos, porém maracaram minha infancia, e imagino que a infancia de outros também...

A diferença nesses jogos, é que eles, pelo passar do tempo e surgimento de novas técnologias, se tornaram "obsoletos, antiquados e ultrapassados"... ou "clássicos, marcantes e unicos"...

Alguns veêm estes jogos como velharias, sem recursos, e preferem os Left 4 Dead, Gran Turismo, God Of War, entre outros... Devo dizer que não tenho nada contra os titulos mais recentes e que de fato, vários deles são surpreendentemente bons, porém, ver jogos que nos divertiram tanto sendo simplesmente deixados de lado acaba me deixando um pouco puto, então, chega de falatório e vamos la!





Top Gear - SNes





Ah! Um clássico! Apenas 4 carros, apenas 4 musicas, uma longa série de pistas, poucos recursos... mas nada disso nos atrapalhava no inicio dos anos 90...
As informações sobre os carros eram mostradas de forma simples na tela de seleção e não havia muito no que se pensar... era um jogo bem diferente dos tão reais que vemos hoje em dia.

Um jogo simples, mas que divertiu muita gente, antes de se tornar "ultrapassado" e perder lugar para outros jogos de corrida.



Este é o tema de todas as "primeiras corridas" de cada estágio, marcante para muitos eu espero...






Super Mario Bros./World




Eis uma franquia que até hoje rende muito dinheiro pra Nintendo...
Muitos conhecem o simpático encanador italiano, Mário (e seu não-tão-famoso irmão Luigi), e se renderam ao carisma desta longa série de jogos...

Após uma série de variações como Mario Tenis, Mario Golf, Dr. Mario, Mario Kart, entre várias outras, nosso pequeno bigodudo se tornou um classico, o qual deve ser apreciado desde suas origens 2D pixeladas para os consoles da gerações 8-Bits



Eis o tema, feito em .mid, coisa comum para os games da época.

Era um jogo popular entre todos, e ainda é... não existe idade para se jogar Super Mario, basta a vontade de se divertir.

Alguns icones classicos são os cogumelos vermelhos e verdes, as flores de fogo e as estrelas.

Estes icones foram polemicos e por algum tempo foram vistos como apologia às drogas.
Os cogumelos eram alucinógenos, que fariam o herói se sentir maior.
As flores seriam a papola (fonte do ópio).
As estrelas, o ecstasy, que dariam energia e poder superior ao nosso herói e o tornariam invencivel.

Verdadeiras ou não, estas polêmicas até hoje vivem, desacreditadas ou não. E sendo verdadeiras ou não, marios ainda é um dos jogos mais populares existentes.



Goof Troop - Snes

É... eis aqui um personagem Disney que está no mundo dos games MUITO ANTES do Kingdom Hearts galerinha!!! Nosso adorado Pateta...



Este jogo é curto, possue apenas 5 fases e quebra-cabeças simples em cada uma delas... nada de especial, mas algo a ser aproveitado...







Série Contra:

Atirar em aliens, munição infinita, 2D pixelado e com uma dificuldade respeitavel... está é a série "Contra", a qual deve ser conhecida por varias pessoas aqui, mesmo que não se lembrem dela ou não saibam o nome...




É outro jogo com poucas fases, não muito longas... pra zerar em questão de poucas horas e se divertir...

A variedade de armas encontradas neste jogo torna-o ainda mais interessante, além do fato de haverem monstros "chefe" que exigem mais do que simples tiros para serem derrotados. Era necessario pensar, arranjar uma posição favoravel, e assim que se pegava o jeito, era só esperar o oponente se cansar de apanhar.







Série Donkey Kong:




Macacos atirando barris... bananas, balões, vilões sendo básicamente uma trupe de jacarés... nem sempre foi assim sabiam?

Pois é! Nosso herói primata ja foi vilão no antigos jogos do nosso ja citado Mario!





Eis uma imagem de um jogo BEM antigo, envolvendo nossos 2 heróis... como podemos ver, nada de koopas pro lado do Mario nem jacarés pro lado do Donkey. Princess Peach ja estava em apuros desde esta época ainda assim.

Não foi a aparição mais gloriosa dos games, mas Donkey ainda assim foi o inicio de um personagem que faz sucesso até os dias de hoje (tendo um remake de seu primeiro jogo feito para o Nintendo Wii).

Sobre o Remake antes citado, deve-se acrescentar que houveram várias mudanças drásticas, tanto na jogabilidade quanto no visual.

Os gráficos, óbviamente melhorados, se unem a uma opção meio "3D" com alguns cenarios acessiveis aos FUNDOS da fase em questão. Alguns estágios estão totalmente remodelados, alguns sairam de cena e outros foram acrescentados, uns muito interessantes e desafiadores.

O modo cooperativo é bem diferente do antigo, os objetivos são novos e há muito mais opções e ações possiveis. Vale para os fãs da série que mantém a mente aberta. Aos mais saudosistas, peço para que não esperem algo muito similar ao clássico (mesmo que seja um remake).

Donkey Kong é um jogo um pouco mais longo... apresentava Save Points... e era sempre uma satisfação ver os jacarés voando diante do poder símio de nosso herói!




Bem galera... o post está curto, mas esta é apenas a parte 1, na qual acabei falando sobre jogos do inicio dos anos 90, basicamente para Super Nintendo.

Espero que tenham gostado e fiquem de olho, pois várias outras plataformas farão parte destes reviews nostálgicos!!!

Nenhum comentário:

Postar um comentário