segunda-feira, 14 de fevereiro de 2011

Pra sempre Fenômeno

Olá amigos leitores do I.D, hoje é um dia muito importante para o futebol brasileiro. Pois um dos maiores astros chamado por muitos de fenômeno, R9, mas na verdade ele é humildemente Ronaldo Luiz Nazário de Lima ou simplesmente Ronaldo. Este trilhou uma carreira brilhante, com muitos altos e baixos, mas tendo em mente a volta por cima, assim como aconteceu durante os seus, 18 anos como jogador profissional de futebol. Começando no São Cristóvão, mostrando a que veio, e se destacando, chegando ao Cruzeiro e fazendo muitos gols, indo aos 17 anos integrar a seleção brasileira. Depois indo pra Europa fazer história, fazer os gols mais bonitos de sua carreira, sendo eleito o melhor do mundo 3 vezes pela FIFA, com passagens no PSV, Barcelona, Inter de Milão, Real Madrid, Milan. Na seleção com 4 copas do mundo disputadas, com destaque para a copa de 2002 no qual Ronaldo foi decisivo marcando os 2 gols da vitória sobre a Alemanha. Tornando-se depois o maior artilheiro das copas com 15 gols marcados.


Em 2008 na sua volta ao Brasil à recuperação de mais uma cirurgia feita após a saída do Milan. A esperança de continuar a fazer o que sempre gostou que é jogar futebol. Ressurgindo então no Corinthians, através de um projeto fantástico patrocinado pelo próprio Ronaldo em conjunto com o presidente do clube André Sanchez que acreditou no potencial de Ronaldo, que na sua estréia pelo timão chegou marcando no empate contra o Palmeiras de 1x1 com um gol de cabeça. Naquele ano de 2009 o Corinthians conquistou 2 títulos o Paulista e a copa do Brasil, sendo o primeiro deles invicto, com Ronaldo eleito o melhor jogador do campeonato.

Mas mesmo a fênix um dia, já não tem mais forças para continuar... Ronaldo sentiu muito pelas contusões em 2010 tendo uma exibição apagada, sendo muito criticado pela imprensa. O que poucos sabiam é que ele já não tinha uma estrutura física para continuar, sua mente fazia a jogada, porém seu corpo não acompanhava. O problema descoberto no Milan de hiper-tireodismo que influenciou para que engordasse dificultou ainda mais a evolução do fenômeno que se esforçava ao máximo nos treinos. Porém o coração, a força de vontade falava mais alto e Ronaldo não desistiria.

Entretanto o fato da eliminação na pré-libertadores contra o Tolima foi decisivo para que Ronaldo repensasse sua vida de jogador. Pois com todas as conseqüências tristes da derrota se somaram para que Ronaldo tomasse a decisão mais difícil que era abandonar o futebol, encerrando sua carreira no dia 14 de fevereiro de 2011.

Se pudermos definir Ronaldo com uma palavra eu diria superação, pois por mais complicadas que sejam essas dificuldades que passemos a vontade de dar a volta por cima é maior, e é o que separa as lendas dos outros. Obrigado Ronaldo pelas emoções que proporcionou aos torcedores brasileiros, e por não ter vergonha de mostrar seu lado humano, como todos nós com qualidades e defeitos, que você possa continuar sua vida da mesma maneira que antes com humildade e honra de ser quem você é.


Abaixo um vídeo editado por mim em homenagem ao fenômeno



Nenhum comentário:

Postar um comentário