sexta-feira, 4 de fevereiro de 2011

A incrível Odisséia de Arthur C. Clarke

Olá leitores do I.D como estão? Hoje apresentarei pra vocês um pouco da genialidade do escritor de ficção-científica Arthur Clarke, sim ele mesmo o co-roterista do grande sucesso dos cinemas 2001: Uma Odisséia no Espaço, que nasceu de seu conto chamado A sentinela e o premiado encontro com Rama.

Para entender como Clarke fez tantos romances de ficção, é devido a sua fascinação pela astronomia. Desde criança com um telescópio caseiro foi capaz de desenhar um mapa da Lua. Na segunda guerra serviu como desenvolvedor de radares na aeronáutica britânica. Criando depois o conceito de um satélite geoestacionário uma ferramenta futura que iria alavancar as telecomunicações. Esta órbita assim criada posteriormente é chamada hoje de órbita Clarke.
No meio dos anos 50 Clarke se mudou para a Sri Lanka, um dos seus motivos era o interesse pela fotografia e a exploração submarina, permanceu lá até sua morte em 2008. Sendo la também onde escreveu a maioria de suas obras entre elas seus maiores sucessos que viraram filmes depois, 2001: Uma Odisséia no Espaço dirigido por Stanley Kubrick e, O ano em que faremos contato dirigido por Peter Hyams.

Os contos que citei no começo do post A sentinela e Encontro com Rama, estarei postulando suas respectivas sinopses aos interessados que procurem no seu acervo depois.

A Sentinela (1951) - O livro conta a história de uma estrutura piramidal descoberta na Lua que se revela ser uma espécie de radiotransmissor deixado por uma raça alienígena em tempos remotos, a qual havia percebido a possibilidade de se desenvolver na Terra vida inteligente e civilização. Devido à resistência de seus materiais, os terráqueos são obrigados a destruí-la para poderem analisá-la, o que faz com que ela pare de enviar sinais para seus construtores, revelando para estes a presença de mais uma espécie inteligente no universo: os seres humanos.

Encontro com Rama (1972) - Encontro com Rama conta a história de uma enorme nave alienígena em forma de cilindro que aparece no Sistema Solar, cuja origem é desconhecida. Com um misto de medo e curiosidade, divididos entre os que pregam a defesa da Terra com um ataque imediato e os mais cautelosos, um grupo formado por militares e cientistas é enviado para explorar o enorme artefato.


Meu objetivo neste post não é trazer um resumão da vida de Arthur Clarke, e sim o foco em suas grandes obras de ficção que entre elas, deram origem a um filme fantástico 2001 que traz idéias que até hoje não são compreendidas por muitos.

Termino meu post com uma homanagem a sua obra um vídeo de um concerto intitulado de 2001: A Rendez-Vous In Space, realizado por Jean Michel Jarre em 2001, com a presença do próprio Arthur Clarke em algumas partes.

O concerto está divido em 6 partes postarei a primeira, entrando no youtube encontrarão as outras, curtam ai. Como diria Clarke em uma de suas leis: O único caminho para desvendar os limites do possível é aventurar-se além dele, através do impossível.



Nenhum comentário:

Postar um comentário