terça-feira, 30 de novembro de 2010

Kung Fu (A série)

Olá meus amigos! Neste post vou apresentar pra quem gosta e mesmo quem não gosta de artes marciais, tenho certeza que irá gostar desse famoso seriado “Kung Fu” norte americano de 3 temporadas. Produzido por Jerry Thorpe e criado por Ed Spielman e Herman Miller. Com David Carradine no papel de Kwai Chang Caine, Redames Pera fazendo Caine Criança, e os mestres Po (Keye Luke) e Kan (Philip Ahn) compondo o elenco principal. Assim como um elenco novo a cada episódio, contendo também participações especiais como John Carradine e Harrison Ford ao longo da série. David Chow como consultor em kung fu e técnica.

Uma breve sinopse…

A história começa nos finais do século 19, em que um garoto órfão de pai e mãe chamado Kwai Chang Caine decide virar monge (na época era motivo de orgulho para as famílias) sendo acolhido pelo mosteiro na China e treinado nas artes marciais dos Monges Shaolin. Lá Caine cresce e aprende com seus mestres favoritos Kan e Po (o mestre cego), o qual apelida carinhosamente Caine de “Gafanhoto” e ambos nutrem uma forte amizade. Já adulto Caine termina seu treinamento no Mosteiro, se tornando um monge shaolin. Um tempo se passa e Caine caminhanho pela cidade encontra seu velho mestre Po. Entretanto um incidente sério ocorre, e mestre Po morre, sendo vingado mais tarde por Caine, que mata o assassino de seu mestre, o qual era justamente um membro da família imperial, que coloca a cabeça de Caine a prêmio, tendo então como unica alternativa abandonar a China e fugir para o continente de seu pai (EUA) à procura de seu irmão Danny. Chega lá em meio ao velho-oeste, e as perseguições não irão parar, portanto Kwai Chang Caine se envolverá em muitas aventuras!

Algumas informações e curiosidades sobre o kung fu, e a série:

- Bruce Lee chegou a ser cotado para o papel principal, entretanto os criadores preferiram David Carradine, um dos motivos que eles mesmos argumentam é que o personagem não poderia ser completamente chinês, pois seria um mestiço, e outra é que queriam um ator que não fosse oriental, justamente para quebrar os padrões culturais, e de certa forma ajudou na divulgação do kung fu no ocidente.

-A série usou efeitos em câmera lenta para a violência (ou “ação”), que a Warner Brothers já tinha apresentado no filme “ A quadrilha selvagem” de Sam Packinpah em 1969.

-Nos primeiros episódios o mestre Kan fala sobre os 5 animais que estão diretamente ligados ao praticante da arte marcial, cada um passando suas técnicas e energias, sendo eles:

Garça (Graça e autocontrole)

Serpente (Flexibilidade e resistência rítmica)

Louva Deus (Velocidade e Paciência)

Tigre (Tenacidade e Força)

Dragão (Cavalgar o Vento)

- A série expõe flashbacks que Caine tem ao longo dos episódios mostrando um pouco da filosofia Taoísta do livro “Tao Te Ching”, atribuído ao sábio Lao Zi. Frases proferidas por seus mestres como:

“Nós só reconhecemos o bem como bom, porque existe o mal” – Mestre Po

“Evite ao invés de reprimir, reprima ao invés de ferir, fira ao invés de mutilar, mutile ao invés de matar, porque toda vida é preciosa e não pode ser substituída” – Mestre Kan

- Eu como praticante de kung fu posso afirmar que esta arte marcial é mais que uma luta, existe toda uma filosofia e um estilo de vida atrelado exatamente como mostra na série.

Abaixo o vídeo de abertura da série, Obrigado e aproveitem!

">

Nenhum comentário:

Postar um comentário