terça-feira, 30 de novembro de 2010

Primeiro post

E ae galera, nesse meu primeiro post, vou falar sobre um assunto que me trouxe muita dúvida: a diferença entre os processadores de dois ou mais núcleos. Agora eu lhe pergunto, qual a diferença entre o Dual Core e o Core 2 Duo sendo que os dois tem 2 núcleos ????
Se você sempre teve a mesma dúvida que eu continue lendo pois irei explicar (resumidamente) a diferença entre eles.
Atualmente os programas (principalmente jogos) e sistemas operacionais como o windows 7 estão otimizados para multiprocessamento, ou seja, utilizam mais de um thread (processos) ocupando mais núcleos do processador e ao mesmo tempo proporcionando uma performance melhor do computador. Você deve estar falando “ E daí? Você falou, falou e falou e ainda não respondeu a pergunta. Qual a diferença entre Dual Core e Core 2 Duo? ”
Dual-Core – Vinda da plataforma Centrino baseada do Pentium M, o Dual-Core é praticamente dois Processadores dentro da mesma pastilha de silício. Cada núcleo com um cache, tendo um sempre responsável por todos os códigos principais, e o outro responsável sempre pelas thread.
Core 2 Duo – Também com dois núcleos, mas agora com algumas diferenças. Já baseada do Pentium 4, ele tem também uma divisão interna na pastilha, mas desta vez com um cache apenas sendo dividido pelos dois núcleos, dando um ganho na velocidade de processamento e uma economia maior no gasto de energia. Então o Core 2 Duo é um processador grudado em outro processador mas que dividem o cache? Basicamente, sim!

Tem até imagem para explicar melhor:











Bom acho que esclareci a dúvida sobre esse tipo de processador. Comentem ai galera.

Nenhum comentário:

Postar um comentário