sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Mais rápido que a velocidade da luz?

Amigos interessados na tecnologia e também na ciência (física) aqui vai uma das últimas.

O gigantesco detector Opera formado por 150.000 pequenos "tijolos" encaixados em paredes paralelas são os detectores de neutrinos. Para os leigos neutrinos: são partículas subatômicas com uma massa tão pequena que um deles é capaz de atravessar um cubo de chumbo sólido, com 1 ano-luz de aresta, sem se chocar com a matéria. Calcula-se que 50 trilhões de neutrinos atravessam o nosso corpo diariamente.

Existem três tipos de neutrinos: neutrino do elétron, neutrino do múon e neutrino do tau.

Após vários anos de pesquisa a equipe de Antonio Eriditato aparentemente detectou neutrinos viajando mais rápido que a velocidade da luz!


Imagem 1 : Super Kamiokame (japão) - Detector de neutrinos


O que Einstein diria ? Sua teoria não seria mais universal?

A ideia de que nada pode viajar mais rapidamente do que a luz é um pilar da teoria da relatividade especial, formulada por Einstein. E esta teoria está na base de toda a física moderna.

A equipe de Eriditato mediu várias vezes e com toda a humildade buscavam algum erro que pudesse ter ocorrido nas medições dos neutrinos, entretanto ele não ocorria.

Tal ocorrência pode nos levar a descoberta de uma nova física com vários horizontes a serem explorados. Os neutrinos superluminais estariam viajando por atalhos extra dimensionais (muito louco mesmo).

Existe uma teoria já pronta caso tudo se confirme a das "super cordas" formulada por nada mais nada menos que Stephen Hawking.


Imagem 2: Teoria das Supercordas


É claro que os pesquisadores estão pirando com isso pois seria uma mudança brutal na forma como encaramos a física que hoje se mostra tão complexa aos olhos de quem não é especializado. E o trabalho a ser feito para as mudanças seria enorme, toda uma reformulação de teorias que não era tocadas há décadas desde Einstein e a teoria da relatividade.

Mas acho que já falei demais...

Agora o mais interessante e surpreendente é o que essa mudança pode gerar: uma das mais esperadas e abordadas na ficção cientifica é a viagem no tempo, sim sem brincadeira... a coisa é séria fiquem por dentro.

PARA MAIS INFORMAÇÕES: http://www.inovacaotecnologica.com.br/noticias/noticia.php?artigo=neutrinos-viajar-mais-rapido-luz&id=010130110923

Nenhum comentário:

Postar um comentário