sexta-feira, 23 de setembro de 2011

Albuns Clássicos - Nevermind

Olá pessoal, começo essa série com o pé direito... Falando do cd de uma das bandas que eu mais gosto.


O álbum Nevermind foi lançado em Setembro de 1991, dando início a era Grunge. É considerado um dos melhores álbuns da história, tendo ficado em 10° lugar na lista de 200 álbuns definitivos do Rock and Roll Hall of Fame, e em 2° numa lista do canal VH1. Vendeu algo em torno de 26 milhões de cópias.

A sonoridade do álbum varia, indo de algo bem calmo e depressivo, como a ótima Something in the Way para algo acelerado, com batidas rápidas, muita gritaria e guitarras distorcidas, como em Breed. Eu considero este como um dos melhores cds que já ouvi e/ou tenho. Foi o álbum que me introduziu no rock, e é considerado por muitos como o melhor cd da banda.

Outro ponto interessante de ressaltar é a sua capa; um bebê pelado numa piscina tentando pegar uma nota de um dólar que está em um anzol(vou colocar a imagem):

Ela é considerada como a melhor capa de todos os tempos... E mesmo muitos(como eu) pensando sobre que conceito ela quer passar, a idéia veio depois de Kurt e Dave verem um documentário sobre partos na água.

Voltando a falar sobre o som, as músicas na sua maioria tem uma bateria muito agressiva, muita distorção nas guitarras e vários gritos típicos do Kurt. Mas além disso, ele revolucionou o rock, fazendo surgir uma nova tendência, um novo estilo... O grunge. As letras são sempre depressivas e sem nexo algum, mas vale a pena ouvir as músicas, que são de ótima qualidade. Aí vai a lista delas:

  1. Smells Like Teen Spirit(um clássico, a mais famosa deles e merece muita atenção)
  2. In Bloom(muito boa, aconselho a ouvir muitas vezes)
  3. Come as You Are(outro clássico que merece muita atenção. Pra mim é a segunda melhor deles.)
  4. Breed(bem acelerada e agressiva)
  5. Lithium(Demaaaaaaais)
  6. Polly(calma e bem trabalhada)
  7. Territorial Pissings(pra pular e cantar)
  8. Drain You
  9. Lounge Act
  10. Stay Away
  11. On a Plain
  12. Something in the Way(a mais calma e depressiva que eles já fizeram.)
Bem, isso foi a prima seção de Álbuns Clássicos. Dicas ou sugestões é só comentar!

Nenhum comentário:

Postar um comentário