domingo, 20 de março de 2011

Stop Motion

Heey! Depois de muito tempo, realmente muito tempo, eu estou fazendo um novo post que é sobre... hum... vocês sabem! Ok... vamos nessa!


O que é, afinal? Bom... para quem não sabe, stop motion é uma técnica de animação frame a frame (ou se preferir, quadro a quadro). Podem ser feitos até com uma simples máquina fotográfica, para depois ser editado no computador.


No Stop Motion, você pode usar praticamente qualquer objeto! Nos cinemas, são usados objetos que sejam maleáveis, resistentes e que dure bastante tempo (por exemplo, a massinha) pois, cada segundo do filme é necessário 24 frames (frame, como eu não expliquei na primeira vez em que citei, é a imagem individual tirada pela máquina fotográfica). Após tirar todas as fotos, são montados em uma película cinematográfica, dando impressão de movimento! Alguns exemplos de filmes em stop motion: O Estranho Mundo de Jack (originalmente, The Nightmare Before Christmas), A Noiva Cadáver, O Fantástico Sr. Raposo e A Fuga das Galinhas.








Como fazer um stop motion, um tanto quanto amador, pelo menos?!


Bem... primeiro, como dito antes, você precisará de uma máquina fotográfica. Segundo, criatividade. Terceiro, paciência pois, se quiser fazer um stop motion bem feito, vai demorar e ser bem trabalhoso! Novamente dito anteriormente, você pode usar qualquer material. Escolha o seu e vá para um lugar que não mude a luz e que não seja muito movimentado! É muito bom que você tenha um tripé, para que a máquina não saia do lugar, fazendo com que suas fotos não fiquem diferentes e estragando seu stop motion! Ok... você já pode começar a fazer... agora, você deverá mexer o objeto que você escolheu beeem pouco, questão de milímetros!!! E tirar uma foto. Assim, sucessivamente. Lembre-se: quanto mais fotos, maior e melhor será seu stop motion!


Agora, você passará todas as fotos para o computador. Abra qualquer programa de edição de vídeo (e sim, pode ser até o Movie Maker que já vem com o Windows) e abra todas as suas imagens no Movie Maker e reduza o frame das fotos para no mínimo 0,25 (um quarto de segundo). Se quiser, você pode pôr uma trilha, uma música para ficar legal! Só resta você publicar no seu computador e PRONTO! Está feito seu stop motion, nada muito profissional, mas está.


Abaixo, um stop motion que um considero muito bom e que foi necessário realmente muitas fotos, tempo e paciência! E foi bem criativo, também! Ah! E não foi feito por qualquer um!


Valeu, pessoal! Abraço!





Nenhum comentário:

Postar um comentário