terça-feira, 22 de março de 2011

Forças pra continuar

Vivendo num planeta em que nos julgamos dono, os poderosos, os inabaláveis, os intocáveis. Mas será que isso é verdade? Somos mesmo tão onipotentes? Creio que não. A cada dia que passa o ser humano revela ser uma criatura frágil, brutal, e muitas vezes irracional.

Até que ponto, sabemos dominar nossas fraquezas e tirar forças pra continuar? Forças pra nos mantermos conscientes de que estamos fazendo o melhor pra nós, e para o mundo a nossa volta.

É quase impossível pensar que nosso mundo possa ser um lugar em que podemos viver pacificamente e com tranqüilidade, sem ter de pensar que temos que matar um leão por dia para nos mantermos em pé.

A verdade é que, a partir do momento em que nascemos já nos tornamos um problema é assim que o ser humano encara. Não pra nós mesmos, mas para os outros a nossa volta que tem de cuidar de nós. Conforme vamos crescendo vemos que nossas responsabilidades vão aumentando, e os problemas seguem junto. E então sentimos a dificuldade pesar em nossos ombros e uma hora caímos em desespero, em desilusão, e pensamos em abandonar o barco, deixar que a maré leve tudo e que seja o que for pra ser. Contudo é nesse momento em que não sabemos como, no fundo do poço tiramos forças pra continuar. Muitos com sua fé em Deus, outros pelo o amor aos que estão ao seu redor, mas tiramos forças pra superar o maior dos problemas, pois somos capazes de organizar nossa mente e espírito, e nos mantermos firmes em meio a um caos inevitável. E isso é o melhor que temos e que conhecemos de nós mesmos, a capacidade de reverter quadros em que nós a primeira instância, julgamos impossível de superar.

O ser humano é muita coisa, tem muito a dizer, a fazer, a mostrar. A criatura mais completa que conhecemos, que pode tanto construir como destruir, amar e odiar, cuidar e desamparar, pensar e agir com a razão, ou explodir e agir com a emoção. Temos o instinto animalesco, mas também temos a capacidade de refletir e procurar o melhor caminho em meio a nossas maiores dificuldades, buscando sempre forças para continuar seguindo em frente, até que nosso tempo acabe.

Nenhum comentário:

Postar um comentário